Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 

SNDPD – CLIPPING 20.12.2018

EDUCAÇÃO

Fonte: Câmara Notícias

Projeto obriga estado a realizar parcerias para garantir vaga a aluno especial

BRASÍLIA - A Câmara analisa projeto que determina que o poder público disponibilize vaga gratuita em instituição especializada e com atuação exclusiva em educação especial caso a rede pública de ensino não ofereça condições para receber alunos com deficiência (PL 10604/18). A proposta, do deputado Rossoni (PSDB-PR), autoriza o poder público a realizar parcerias com instituições privadas sem fins lucrativos com atuação exclusiva em educação especial. O texto estabelece ainda os seguintes requisitos para que essa parceria seja realizada: as instituições devam ser credenciadas e autorizadas; oferecer igualdade de condições para acesso; atender padrões de qualidade; entre outros.

CIDADANIA

Fonte: Câmara Notícias

Projeto cria garantias para que pessoas com deficiência sejam incluídas no mercado

BRASÍLIA - A Câmara analisa o Projeto de Lei 10327/18, do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que tem o objetivo de promover a inclusão, no mercado de consumo, das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. O texto assegura direitos a esses cidadãos em diversas áreas, como o atendimento especializado no comércio; o acesso a roupas e veículos adaptados às suas necessidades; a garantia de atendimento igualitário nas redes públicas e privadas de saúde — inclusive planos de saúde —; o direito à educação inclusiva e sem discriminações; a prioridade em programas habitacionais públicos; e a garantia de acessibilidade em locais de espetáculos, lazer, turismo e esporte.

Fonte: Diário de Pernambuco

Lei altera regras para prisão de gestantes ou pessoas com deficiência

PERNAMBUCO - Lei publicada na edição desta quinta-feira, 20 de dezembro, no Diário Oficial da União estabelece a substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar da mulher gestante ou que for mãe ou responsável por crianças ou pessoas com deficiência. A lei também disciplina o regime de cumprimento de pena privativa de liberdade de condenadas na mesma situação.

Fonte: G1

Idosos e deficientes que recebem benefício federal têm mais prazo para inscrição no Cadastro Único

PERNAMBUCO - O Ministério do Desenvolvimento Social publicou uma portaria que estabelece novos prazos para que os idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada se inscrevam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O cadastro é obrigatório, sob pena de suspensão do pagamento. O novo documento, de quarta-feira, 19 de dezembro, prorroga o fim do prazo, que seria no dia 31 de dezembro, e estabelece um cronograma dividido em quatro blocos. Ele é baseado na data de aniversário de cada pessoa.

Fonte: Conexão Tocantins

Aprovado PL que declara de utilidade pública Associação de Deficientes Visuais

TOCANTINS – A Câmara de Palmas aprovou na última sexta feira, 19 de dezembro, Projeto de Lei, de autoria do vereador professor Júnior Geo (PROS) que declara de utilidade pública municipal a Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Tocantins em Palmas/TO. A proposta surgiu tendo em vista a importância que a entidade busca desenvolver na capital.

Fonte: G1

SMT promove ação para emissão do cartão de estacionamento especial; fiscalizações se intensificam

SANTARÉM - A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de Santarém, no oeste do Pará, promoverá, nesta quinta e sexta-feira, 20 e 21 de dezembro, o cadastro para emissão do cartão de estacionamento especial para idosos e deficientes físicos, no espaço interno do Paraíso Shopping Center. O objetivo é facilitar o cadastramento para pessoas que, muitas vezes, têm dificuldade de se deslocar até o Centro de Atendimento Social e Centro de Referência de Assistência Social Ribeirinho, onde são feitos os cadastros.

ACESSIBILIDADE

Fonte: G1

Saúde de Marília conquista van para transporte de cadeirantes

MARÍLIA - A Secretaria de Saúde de Marília acaba de conquistar uma van adaptada com plataforma para transporte de cadeirantes. O veículo permite a locomoção de até três pessoas por vez com esse tipo de necessidade. O investimento de R$ 183,9 mil é do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência. A inauguração do novo serviço de transportes da saúde aconteceu no último sábado, 15 de dezembro.

 

 


 

Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

SNDPD – CLIPPING 27.11.2018

CIDADANIA

 

Fonte: Câmara Notícias

Audiência debaterá contratação de pessoas com deficiência pelas empresas

BRASÍLIA – Na próxima quarta-feira, 28 de novembro, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública para debater o dispositivo da legislação que exclui o aprendiz com deficiência para o fim de cumprimento da cota de contratação de pessoas com deficiência pelas empresas. Para a audiência foram convidados o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini; a procuradora do Trabalho Maria Aparecida Gurgel; o auditor fiscal do Trabalho João Paulo Reis; o 2º diretor financeiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Sylvio de Barros.

 

Fonte: Folha Nobre

Sessão solene homenageia Fórum de Inclusão das Pessoas com Deficiência no DF
BRASÍLIA – Nessa segunda feira, 26 de novembro, a Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene em homenagem ao Fórum de Inclusão das Pessoas com Deficiência. A questão da inclusão no mercado de trabalho foi tema recorrente na fala das autoridades presentes. O Fórum de Inclusão existe desde junho de 2018 e, entre seus demais objetivos, visa conscientizar a população sobre a necessidade de reserva de postos de trabalho para pessoas com deficiência, prevista na Lei 8.213/91.

 

Fonte: G1

Evento em Montes Claros vai cadastrar pessoas com deficiência para mais de 100 vagas no mercado de trabalho

MINAS GERAIS – A cidade de Montes Claros recebe, nessa terça feira (27), o evento "Dia D" de inclusão para pessoas com deficiência no mercado de trabalho. No evento, serão feitos cadastros para vagas de emprego de trabalhadores e reabilitados do INSS, que buscam recolocação profissional ou um novo emprego. Mais de 100 vagas serão ofertadas pelas empresas da cidade. Além do cadastramento, será ofertado no Dia D serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, elaboração de currículo, cadastramento de cursos do Senai e atualização da gratuidade do transporte coletivo.

 

Fonte: Jornal de Jundiaí

Jundiaí recebe capacitação sobre violência contra PCDs nessa terça (27)

JUNDIAÍ – Nessa terça feira, 27 de novembro, o projeto “Territórios e Redes – Prevenção à Violência contra Pessoa com Deficiência”, da Apae de São Paulo, realiza o Seminário Municipal “Tomada de Decisão Apoiada, Capacidade Jurídica e Autonomia da Pessoa com Deficiência”. O seminário abordará temas relacionados aos direitos das pessoas, com ênfase na vida cotidiana, educação e trabalho. Está confirmada a presença de Lucas Nowill de Azevedo, advogado do serviço de Defesa e Garantia de Direitos da Apae; Luiz Carlos Lopes, secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Pessoa Com Deficiência de São Paulo, além de Ronie Victorino e Wellington Melo, autodefensores da Apae. O evento é gratuito e aberto à população.

 

 

ACESSIBILIDADE

Fonte: G1

Lei obriga escolas públicas do interior do AC a disponibilizarem cadeiras de rodas

RIO BRANCO – O Projeto de Lei n° 008/2018 determina a aquisição de cadeiras de rodas em todas as escolas da rede pública municipal de ensino em Tarauacá, interior do Acre. Os vereadores da cidade aprovaram o projeto que agora passa a aguardar a sanção da prefeita Marilete Vitorino.

 

 

ESPORTE, CULTURA E LAZER

Fonte: O Dia

Evento reúne atrações voltadas para pessoas com necessidades especiais no Centro

RIO – Durante os dias 7 e 9 de dezembro, a cidade do Rio recebe a segunda edição do evento Cidade PcD com atrações voltadas para pessoas com deficiência. A feira é gratuita e contará com exposições, vendas de cadeiras de rodas, apresentações de dança e oficinas culturais. Segundo coordenadores do evento, a expectativa é de 15 mil visitantes.

 

 



 

Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

SNDPD – CLIPPING 16.11.2018

EVENTOS

Fonte: Jornal Dia a Dia

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebe Prêmio Personalidade Brasileira 2018 da Câmara Espanhola de Comércio

SÃO PAULO – O Prêmio Personalidade Brasileira 2018 da Câmara Espanhola de Comércio homenageou a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. As homenagens celebram as boas práticas de políticas de inclusão das pessoas com deficiência, como por exemplo, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro. 

CIDADANIA

Fonte: O Tempo

Sem IPTU para deficientes e pessoas com doenças graves

CONTAGEM – Durante a 35ª Reunião Ordinária na Câmara Municipal de Contagem, o vereador Arnaldo de Oliveira (PTB) apresentou requerimento com pedido para que o prefeito do município encaminhe solicitação de isenção de IPTU para pessoas com deficiência e doenças graves. O vereador também anunciou a conquista de uma área de 1.500 m² destinada a sediar o Amais, grupo de apoio a autistas.

Fonte: Câmara dos Deputados

Proposta dá prioridade a idosos e a pessoas com deficiência em filas de visita em presídios

BRASÍLIA – A PL 10689/18, de autoria do deputado Delegado Edson Moreira (PR-MG), dá prioridade a idosos e pessoas com deficiência em filas de visita em presídios. O projeto, em tramitação conclusiva, será analisado pelas comissões de Direitos da Pessoa com Deficiência; de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ACESSIBILIDADE

Fonte: Câmara dos Deputados

Comissão aprova habilitação para pessoas com deficiência conduzirem veículos adaptados

BRASÍLIA – Na última terça feira, 13 de novembro, a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprovou proposta que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97) no que se refere à exigência de habilitação na categoria A (motos) de pessoas com deficiência que utilizem triciclos e quadriciclos adaptados para locomoção.

Fonte: G1

No Acre, cadeirante enfrenta lama e pensa em desistir da faculdade por não ter como sair de casa

RIO BRANCO – O servidor público José Aurismar da Silva é cadeirante e enfrenta diariamente problemas para se locomover no bairro Montanhês, Rio Branco. Lama, buracos e falta de acesso impedem a locomoção do cadeirante que, após entrar em contato com diversos órgãos em busca de solução, pensa em desistir da faculdade pela segunda vez. 

INTERNACIONAL

Fonte: Folha de São Paulo

Ex - combatente sírio que perdeu a visão na guerra cria app para ajudar cegos

ANJARA (SÍRIA) – O ex – combatente rebelde, Ahmed Talha, perdeu a visão após ser baleado na cabeça durante a Guerra Civil da Síria. Desde então, Ahmed se dedica a desenvolver um sistema para smartphone em árabe que permite que deficientes visuais naveguem na internet pelo telefone. Além da criação do sistema, Ahmed também participou da fundação da associação Corações Videntes, que oferece cursos de formação e outras atividades para deficientes visuais.

 


 

Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

SNDPD – CLIPPING 09.11.2018

ACESSIBILIDADE

Fonte: Folha do Bico

IMPERATRIZ: Vagas exclusivas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência serão disciplinadas

MARANHÃO – Um ofício da Secretaria Municipal de Trânsito – Setran, foi encaminhado a representantes da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Câmara de Dirigentes Lojistas e do Ministério Público do Maranhão. O ofício determina que estabelecimentos regularizem as placas de sinalização de acordo com o padrão do Código de Trânsito Brasileiro. O objetivo é garantir o cumprimento da legislação sobre o uso exclusivo das vagas de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência, gestantes e idosos.

Fonte: Câmara dos Deputados

Comissão aprova exigência de atendimento prioritário em locais com filas previsíveis e constantes

BRASÍLIA – Duas emendas do Senado à PL 628/11 foram aprovadas pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. No texto original do projeto de lei, guichês e filas preferenciais eram exigidos em todos os estabelecimentos. As novas duas emendas determinam que apenas instituições e estabelecimentos em que a formação de filas seja previsível e constante estão obrigadas a assegurar a prioridade; e que somente esses estabelecimentos estejam sujeitos à multa de 10 vezes o valor do menor benefício pago pelo Regime Geral de Previdência Social em caso de descumprimento do atendimento prioritário.

 

Fonte: G1

Câmara aprova projeto que oferece prioridades para autistas em Uberlândia

UBERLÂNDIA – Na sessão da última quinta feira, 8 de novembro, a Câmara de Uberlândia aprovou o projeto de lei que concede o direito de autistas utilizarem vagas reservadas em todas as áreas de estacionamento de veículos em vias e espaços públicos. De acordo com o projeto de lei, órgãos públicos e estabelecimentos privados de Uberlândia deverão inserir placas de atendimento prioritário aos diagnosticados com o Transtorno de Espectro Autista.

 

EDUCAÇÃO

Fonte: G1

Seminário aborda educação de surdos no contexto amazônico e sua inclusão na sociedade

SANTARÉM – “A educação de surdos no contexto amazônico” será o tema do II Seminário de História e Educação na Amazônia que se iniciou nessa última quinta feira, 8 de novembro. Apresentações culturais, mesas redondas, minicursos e oficinas estão na programação do evento cujo objetivo é promover uma reflexão sobre a inclusão dos surdos na sociedade.

 

SAÚDE

Fonte: Folha Vitória

Dia Nacional de Combate e Prevenção à surdez é comemorado neste sábado (10)

VITÓRIA – Dicas para uma audição saudável pelo otorrinolaringologista da Unimed Vitória, Giulliano Enrico Ruschi e Luchi.

 

Fonte: Folha Vitória

SUS terá central de atendimento a usuários com deficiência auditiva

VITÓRIA – O Ministério de Saúde do Rio de Janeiro inaugura na segunda feira, 12 de novembro, um serviço de atendimento, acessibilidade e inclusão a usuários surdos do Sistema Único de Saúde – SUS. O Hospital Federal de Ipanema receberá o serviço como piloto, em seguida os hospitais federais de Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Lagoa e Servidores do Estado passarão a oferecer o serviço.

 

Fonte: Exame

Estudo aponta que música melhora habilidade de comunicação de autistas

SÃO PAULO – A revista científica Translational Psychology publicou um estudo que sugere que atividades musicais podem melhorar a habilidade de comunicação de crianças autistas. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Montreal, na França, e Universidade de McGill, no Canadá, realizaram um ensaio clínico de três meses com crianças de seis a doze anos.

 

 


 

Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 


SNDPD – CLIPPING 05.11.2018 

 

ACESSIBILIDADE

Fonte: Visão Oeste

Em audiência na Câmara, Conselho da Pessoa com Deficiência de Osasco pede mais acessibilidade

OSASCO – Uma sessão solene do Dia da Mobilidade Urbana foi realizada na Câmara de Osasco no dia 30 de outubro. Houve uma celebração da data e discussões sobre a mobilidade urbana da cidade.

 

Fonte: JM Online

Gratuidade para acompanhante de deficiente em ônibus é vetada

UBERABA – O projeto que previa a gratuidade na passagem de ônibus para os acompanhantes de pessoas com deficiência foi vetado pelo Executivo. A Prefeitura de Uberaba argumenta que o projeto é inconstitucional e que vai de encontro ao interesse público.

 

CIDADANIA

Fonte: Exame

Senac se destaca pela valorização de pessoas com deficiência

BRASIL – O Senac São Paulo ficou em segundo lugar, atrás apenas da IBM e na frente do Mcdonalds, em uma premiação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência destinada às melhores empresas para trabalhadores com deficiência em São Paulo. O Senac São Paulo possui 5,15% do quadro de funcionários ocupados por deficientes, acima do que a lei determina.

Fonte: Surgiu

APAE de São Paulo é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

SÃO PAULO – O Prêmio Melhores ONGs, criado pela Revista Época, Instituto Doar e Rede Filantropia, premiou a APAE de São Paulo entre as 100 entidades avaliadas.

 

LAZER

Fonte: G1

Cegas de Belo Horizonte usam a argila como forma de expressão

BELO HORIZONTE – Moradoras do Lar das Cegas, parte da Associação de Cegos Louis Braille, criam obras de argila baseadas nas imagens registradas antes da perda da visão ou imaginadas. O Lar das Cegas abriga onze mulheres carentes e é mantido por doações.

Fonte: G1

Cadeirantes criam grupo de dança do ventre para falar de empoderamento a mulheres com deficiência em MS

CAMPO GRANDE – O grupo “Dança do Ventre Sem Limites” reúne mulheres com deficiência em Campo Grande. O objetivo é vencer os estereótipos e preconceitos que habitam o cotidiano dessas mulheres.

Fonte: G1

Workshop ‘Música e Autismo’ abre inscrições em Caruaru

CARUARU – No dia 11 de novembro será realizado, em Caruaru (PE), o workshop “Música e Autismo”. No evento as atividades buscarão expor as relações entre a música e o autismo. As matrículas são feitas pela internet.

 

EDUCAÇÃO

Fonte: G1

Estudante surda chega em escola de Belém quatro horas antes da prova do Enem 2018

BELÉM – A estudante Suzana Dias, 26, é deficiente auditava e foi a primeira a chegar no colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Fonte: G1

Ufopa abre inscrições para projeto de educação de surdos e curso de intérprete de Libras

SANTARÉM – Até o dia 7 de novembro estarão abertas as inscrições para o projeto de educação de surdos e para o curso de extensão em formação de tradutores e intérpretes de Libras/Português na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

 

LÍNGUA DE SINAIS

Fonte: G1

Eleições dão maior visibilidade à língua de sinais

BRASIL – Nas eleições de 2018 os intérpretes de línguas de sinais ganharam destaque ao aparecerem lado a lado aos candidatos durante pronunciamentos.

 

ESPORTES

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

Natália Mayara é vice-campeã no Brasil Open de Tênis em Cadeira de Rodas

SÃO PAULO – A brasiliense Natália Mayara conquistou o vice-campeonato no Brasil Open de Tênis em Cadeira de Rodas nesse domingo, 4 de novembro.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas vence campeonato na Alemanha

 

 

BRASIL – A Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas foi campeã no Autumn Classification Tournament nesse domingo, 4 de novembro. A competição aconteceu na Alemanha.

 

 

Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 

SNDPD – CLIPPING 01.11.2018

 

LAZER

Fonte: Viva Manaus

Museu da Cidade de Manaus oferece recursos para deficientes visuais

MANAUS – O Museu da Cidade de Manaus, aberto ao público em 24 de outubro, conta com novas tecnologias para auxiliar pessoas com deficiência visual.  Nas próximas semanas, estará disponível para smartphones e tablets o aplicativo “Museu da Cidade de Manaus”, que disponibilizará para deficientes visuais uma playlist que funcionará como um áudio guia, com todo o conteúdo do museu.

 

ACESSIBILIDADE

Fonte: G1

Alunos e professores da rede pública criam aplicativos para melhorar ensino

BRASIL – Na última quarta feira, 31 de outubro, uma maratona de ideias de aplicativos de celular que melhorassem o ensino nas escolas teve sua grande final. Os participantes vieram de escolas públicas de todo o país. Uma das ideias premiadas foi um aplicativo que traduz palavras da língua portuguesa para libras. O sistema foi desenvolvido por uma estudante de Belo Horizonte.

 

LIBRAS

Fonte: A Cidade

Câmara Municipal de Votuporanga poderá contar com intérprete de Libras

VOTUPORANGA – O vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso (PSD) apresentou uma indicação ao presidente da Casa de Leis, Osmair Luiz Ferrari (PP), para a contratação de um intérprete de Libras que atue em sessões ordinárias da Câmara Municipal de Votuporanga.

 

ESPORTE

Fonte: G1

Projeto 'Pernas Solidárias' em SC leva cadeirantes para corridas de rua

SANTA CATARINA – O Projeto “Pernas Solitárias” leva cadeirantes e quem não pode praticar atividade para as corridas de rua. O projeto que começou em Joinville em 2014, agora atua em outras cidades do estado. 

 

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro
Sexta edição do Congresso Paradesportivo Internacional registra recordes de inscritos 

O número de inscritos na sexta edição do Congresso Paradesportivo Internacional é três vezes maior do que na primeira edição, em 2010.São mais de 1.700 pesquisadores, doutores, mestres e estudantes de Educação Física de oito países, 26 Estados nacionais e o Distrito Federal. O Congresso ocorrerá entre 1º e 4º de novembro.  

  

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

Brasil Open de Tênis em Cadeira de Rodas começa nesta quinta-feira, 1, em São Paulo

A partir dessa quinta feira, 01 de novembro, estará acontecendo o Brasil Open Wheelchair Tennis, ITF 2 Series. Cerca de 80 tenistas do Brasil, Japão, Argentina e Chile estão inscritos. O evento será disputado  até domingo, 4 de novembro.

 

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

Brasil disputa torneio de rúgbi em cadeira de rodas na Alemanha

A partir de sexta feira, 2 de novembro, a Seleção Brasileira de Rúgbi estará disputando o Autumn Classification Tournament na Alemanha. Participantes de Alemanha, França e Brasil estarão competindo.

 

AUTISMO

Fonte: TV Jornal

Especialista explica o que é autismo e como identifica-lo em crianças

BRASIL – Reportagem especial sobre o autismo. Entrevista com a psicóloga Helen Andrade.

Fonte: Midiamax

Debate sobre autismo faz vereadores quererem mapeamento de portadores da síndrome

CAMPO GRANDE – Na Câmara Municipal de Campo Grande uma audiência pública sobre o autismo contou com a presença de vereadores e autoridades nessa última terça feira, 30 de outubro. Com a reunião ficou acordado de que é necessário haver um mapeamento e cadastro de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

 

EDUCAÇÃO

Fonte: Novo Notícias

Comissão debate inclusão de alunos com deficiência nas escolas

NATAL – A Câmara Municipal de Natal realizou, no dia 30 de outubro, uma reunião para discutir a inclusão de alunos com deficiência nas escolas da rede municipal de ensino.

 

Guto Maia (José Augusto Maia Baptista) é professor especialista em Educação Inclusiva, ensino multidisciplinar de alunos com algum tipo de deficiência; palestrante, pesquisador e ativista do aperfeiçoamento dos protocolos de apoio à inserção de pessoas vulneráveis e familiares no Mercado de Trabalho; é pai de quatro filhos, sendo o mais jovem autista;  filho de mãe que esteve cadeirante por 13 anos; conselheiro gestor de saúde eleito 17/18 do Cer III - Sé PMSP; professor de musicalização do Need (Núcleo de Especialização e Estudo para o Deficiente Físico e Mental), desde 2015; foi professor de adultos com deficiência na Unip Vergueiro (Depto. Extensão Comunitária), 2016-17; professor convidado do Ibfc (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) - Jovens Aprendizes, 2015-17; coordenador pelo Ministério Público de projeto socioeducativo no Saica, Abrigo Municipal de Taboão da Serra, da Secretaria de Assistência e Cidadania, 2018; professor Senac (curso de formação de professores Decoração), 2010; diretor teatral, músico/vocalista, compositor, autor, ator de teatro e cinema, premiado em várias atividades. Cursa Licenciatura em pedagogia na Unicid. Cursou Pedagoria (Messiânbica), Música (Usp), Ética (Usp), Artes Plásticas (Ufmg), Adm. de Empresas, (Unisantana, Brás Cubas Mogi), Teatro (Macunaíma), Literatura (Of. da Palavra), Arquitetura (Fac. Belas Artes / SP), Empreendedorismo (Sebrae). Outros cursos: Informática, Mídias Sociais, Conteúdo Digital e Educação Inclusiva.  É certificado em Comunicação Verbal pelo Instituto Passadori. Participou do Seminário de Formadores de Palestrantes Credenciados do Museu da Inclusão, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Governo do Estado de São Paulo. Participante convidado do evento inclusivo: "Encontro de Gerações" , 2016, na cidade de Socorro/SP; Ministrou palestras nas Faculdades Anhembi-Morumbi; Instituto Passadori; Câmara Municipal de Ubatuba; Uniceu Inácio Monteiro; APAE's de Ubatuba, Santos, Gramado, Porto Alegre e Araras; Ceren (Araras), Sesc Consolação, Sesc Santo Amaro, Sesc Campinas e Escritório do Google Brasil.  É sócio proprietário na empresa Produções Artísticas Guto Maia Ltda-me, que realiza projetos de responsabilidade social utilizando a arte como ferramenta socioeducativa. Algumas realizações: Oficinas Culturais do Clube de Regatas Tietê, 1995-98; Natal Iluminado de São Paulo, 2016-17; Prêmio Marco da Paz - Inclusão Sem Limites - 2018, Feira da Saúde (para a ACSP), 2017-18, "O Dodói da Gigi" - peça musical infantil 2015-17; Fotografia Cega: palestras e oficinas do fotógrafo João Maia, e diversos eventos de artes marciais e culturais; Guto Maia tem prêmios em Teatro como autor/diretor: "Nunca me vi, sempre me amei", na Jornada Sesc/93 de Teatro; como músico/vocalista 1° colocado na maratona musical: 24 Hora", 1997, Rádio Musical FM; Prêmio NEXTEL, Música Sem Limites com Hebert Vianna, 2010; foi eleito duas vezes Melhor Profissional do Ano, pela Braslider, 2016 e 2018. Referências: Revista D+:http://revistadmais.com.br/arte-musica-e-acao/. Depoimentos de alunos e colegas: https://goo.gl/h9YfFz. Referências na web: https://goo.gl/6MJtgy. Facebook: @guto.maia

#cidadesquemedizemrespeito
#laboratoriodosonho
#premioinclusaosemlimites


PRODUÇÕES ARTÍSTICAS GUTO MAIA LTDA-ME


CNPJ: 17.305.088/0001-52

Inscr. Est: 145.887.200.110 | CCM Inscr. Mun: 4.656.352-0

Av. Santos Dumont, 293, cj 12 – Luz 01101-000 - Fones 11 3313-4337 | 9 9378-4603

#cidadesquemedizemrespeito #laboratoriodosonho #premioinclusaosemlimites #fotografiacega #educacaoinlusiva

 www.doisdobrasil.com