SAMBA-ENREDO INCLUSÃO 2017 / BLOCO “LOUCOS PELO NEED”


Parque Villa-Lobos, domingo, 26/03, 9 horas. 3° CaminhaDown


O nosso BLOCO "LOUCOS PELO NEED" participou na 3° CaminhaDown, no Parque Villa-Lobos! Aqui tem a letra do samba-enredo, fotos e vídeos do nosso carnaval: http://www.doisdobrasil.com/samba-enredo.php

E, o Pedro Rosengarten Baptista apresentou um texto sobre a Inclusão na Abertura. E, também a Aline Favaro Tomáz dançará, e os atores das Oficinas dos Menestréis, a Galera do Click, do Bike Down, e tantos outros movimentos que lutam pela inclusão plena também estarão presentes!

AGRADECIMENTOS
Equipe
3° CaminhaDown - Parque Villa-Lobos
Rosana Bignami
Rosana Ernani
Vídeo: Rossana Rosengarten
Fotos: Galera do Click,
Herminio Canalis,
Pedro Rosengarten Baptista,
Erika Vaz.
NEED (Instituto Yara Angelini)
Avani Vanzetto
Família CREPI
Mocidade da Mooca
Samba-enredo: "LOUCOS PELO NEED"
Letra/Música: Guto Maia
Mestre de Bateria: Pitú Leal
Ritmistas: Familia CREPIM

Fotos do evento: http://bit.ly/2nXCFjq
Pedro Rosengarten Baptista falando na Abertura: http://bit.ly/2odLy9m
 
SP 26 março 2017.

#3caminhadown, #blocoloucospeloneed, #doisdobrasil, #doisdobrasil  #gutomaia  #rossanarosengarten  #pedrorosengartenbaptista  #krystalchopps  #escoladeeficienciasassitidas #querotocarnabanda, #famíliacrepi, #producoesartisticasgutomaialtdame, #saraupaulistano, #betylima, #galeradoclick, #oficinadosmenestreis, #laramara, #institutopassadori, #acsp, #rumoaonobeldapaz, #gutomaiaepituleal #DiadasBoasAcoes 

PRESS RELEASE 

Evento: Desfile do BLOCO “LOUCOS PELO NEED”
Dia: 26 de março de 2017,

Hora: Das 9 horas às 14 horas

Local: Parque Villa-Lobos - SP

Apresentação:

O NEED (Núcleo de Especialização e Estudos para o Deficiente Físico e Mental) tem a satisfação de convidá-los para o seu 2° Desfile de do BLOCO “LOUCOS PELO NEED”.

O Bloco é formado por alunos, pais e amigos do Instituto Yara Angelini, que há 17 anos mantém a ONG NEED, atendendo crianças, jovens e adultos com deficiências diversas, e tem como presidente a psicóloga Avani Vanzetto.

O Departamento Musical tem a direção-geral do prof. Guto Maia, educador, músico e compositor do samba-enredo. A Área de Percussão é coordenada pelo prof. Pitú Leal, educador e percussionista.

A bateria do Mestre Pitú é composta por ritmistas da Família Crepim (Conexão Real Parque-Icaraí-Ipiranga-Moóca), e conta com a presença de integrantes das Escolas de Samba Tom Maior, Mocidade da Moóca e outras escolas. 

O evento visa promover o trabalho realizado pelo NEED de socialização, adaptação, treinamento e capacitação humana, através de educadores especializados e voluntários preparados, vindos de várias áreas da Saúde, Psicologia, Sociologia, Marketing, Esporte, etc,  que trabalham de forma integrada à Arte, Música e Cultura, com excelentes resultados na otimização da qualidade de vida desses educandos. 

Nossa MISSÃO é manter diariamente acesa a chama da ALEGRIA e ESPERANÇA, através da ARTE como promotora de Saúde.



A letra do nosso samba-enredo é um Hino à Inclusão.

Vídeo da chegada do BLOCO "LOUCOS PELO NEED ao Mercado Municipal do Ipiranga
Imagens do 1° Desfile de Carnaval 2017

O desfile aconteceu nas ruas do Ipiranga, no dia 24/02, a partir das 10 horas da manhã, na sede do NEED, terminando por volta de 12 horas em frente ao Mercado Municipal do Ipiranga, onde houve uma apresentação para o público. 

CONCENTRAÇÃO INICIAL: Rua Costa Aguiar, 1302 - Ipiranga - SP
CONCENTRAÇÃO FINAL:  Mercado Municipal do Ipiranga

Apoio:  Prefeitura Municipal de São Paulo, Distrital do Ipiranga.

     

       

        

        

        

Mais fotos: Álbum de fotos e vídeos: http://bit.ly/2ldqVXJ

SAMBA-ENREDO DA INCLUSÃO 2017
Letra / Música: Guto Maia
Mestre de Bateria: Pitú Leal
Ritmistas: Família Crepi
Puxadores:  Dois do Brasil (Guto Maia & Rossana Rosengarten

(Tom: D)

    I REFRÃO:

D

_ Somos loucos de amores

           B7         Em      B7

Somos tudo de bom     

Em

Quem quiser vem com a gente

                              A7       D

É só cantar, mesmo fora do tom

                             A7

(Quem quiser pode vir)


II

                     Em        A7

Não precisa saber sambar

                   F#m     B7

Só precisa saber mexer

                     Em     A7

Não precisa saber tocar

                     D      D7

Só precisa saber bater

III

                     G         G#°
Bater no coração de quem

                   F#m    B7
Sabe que o amor es

                      Em        A7
Na cabeça de quem quiser

                  D
Te acompa
nhar

                             A7    

(Quem quiser pode vir)



                                                                                                                                                                                           SP, 7 / 02 / 2017.

 
Guto Maia & Pitú Leal, no Instituto Passadori (foto: Marcos Florence)

  
Guto & Pitú com alunos do NEED 
(foto: Marcos Florence)


PROGRAMA SARAU PAULISTANO INCLUSÃO PELA ARTE E CULTURA PELA TV GUARULHOS
IDEALIZAÇÃO VILMA PROENÇA | APRESENTAÇÃO E DIREÇÃO BETY LIMA
PARTICIPOU DESTE PROGRAMA GUTO MAIA


 

OS COORDENADORES - GUTO MAIA


Guto Maia é diretor/autor teatral (“O Dodói da Gigi” e “Nunca Me Vi, Sempre Me amei”); músico/vocalista (“Dois do Brasil, Cultura Musical”); professor no Instituto Yara Angelini - NEED (Núcleo de Especialização em Deficiência Física e Mental), especialista em Educação Inclusiva. Eleito Conselheiro de Saúde do CER (Centro de Especializado em Reabilitação), pela UBS - Unidade Básica de Saúde - Sé/Santa Cecília - 2017/18. Foi professor multidisciplinar na Extensão Comunitária da UNIP (Universidade Paulista), no IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação); e professor no Teatro Escola Macunaíma. Estudou Música Popular Brasileira e Ética na ECA/USP, violão, no CLAM - Centro Livre de Aprendizado Musical, guitarra, no IG&T - Instituto de Guitarra e Tecnologia, canto no CORALUSP, Coral do CCSP - Centro Cultural São Paulo e Madrigal Canto Vivo; Ficção, Poesia, Crônica, Dramaturgia e Conteúdo Digital, na Oficina da Palavra; Pedagogia, na Faculdade Messiânica; Adm. Empresas, na Uni Braz Cubas e Uni Santana; Extensão em Artes Plásticas, UFMG; e Arquitetura, na Faculdade de Belas Artes/SP. Criou as Oficinas Culturais do Clube de Regatas Tietê, em 1996, que chegou a ter mais de 1000 alunos, entre sócios e convidados. Cursou Comunicação Verbal, no Instituto Passadori, em 2016. Para 2017, prepara cursos de extensão em formação, capacitação e recolocação de profissionais no mercado de trabalho,  com técnicas de teatro, música e arte como vetores de saúde física e mental. Foi um dos organizadores do Natal Iluminado 2016, com eventos corais, música, teatro, dança e intervenções artísticas pela cidade, realizado pela ACSP - Associação Comercial de São Paulo. Depoimentos de amigos, colegas e alunos do Prof. Guto Maia: https://goo.gl/HE9WTs


 

Pitú Leal é músico com formação em bateria pela Universidade Livre de Música - Antonio Carlos Jobim - ULM, modalidades: bateria (com Beto Caldas), percepção musical, leitura rítmica para bateristas (com Lilian Carmona), ritmos do Brasil (com Nenê Batera), técnicas de groove, orquestra orgãnica performática (com Stênio Mendes e Fernando Barba), percussão corporal vocal e sucata sonora.
Regente dos grupos Zunidos do Monte Azul e Banda Recapa, músico do Quinteto de Jazz da ULM, músico da Banda Mr. Black, músico do grupo Kosenso.
Acompanhou Alimir Guineto, Reinaldo, Zeca Pagodinho, Eliana de lima, Ivone Lara, Jamelão, Luiz Melodia, Beth Carvalho, Tobias da Vai-Vai, Clementina de Jesusu, Jovelina Pérola Negra, entre outros. Regente da Família Crepii de percussão. Professor de bateria, percussão e Arte Educador de Percussão no Instituto Yara Angelini - NEED (Núcleo de Especialização em Deficiência Física e
Mental).

  


 

O que é o NEED:
Núcleo de Especialização e Educação Para o Deficiente Físico e Mental - desde 2000 - Ipiranga / São Paulo


NEED - NÚCLEO DE ESPECIALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O DEFICIENTE FÍSICO E MENTAL

O Instituto Yara Angelini foi fundado em 2000 como Organização Não governamental. A pesquisa realizada por suas fundadoras demonstrou a carência do atendimento ao jovem e adulto deficiente mental e a necessidade concreta de prestação de assistência neste segmento, tendo em vista a abordagem do deficiente mental como um todo: ou aspectos físicos, psíquicos e anímicos.

O NEED (Núcleo de Especialização e Estudos para o Deficiente Físico e Mental), tem a presidência da psicóloga Avani Vanzetto.

Diferenciando-se das instituições que nascem da necessidade de mães de pessoas com deficiência, o Projeto Need foi idealizado por profissionais das áreas de psicologia, fisioterapia e pedagogia com experiência na área e abordagem diferenciada, permitindo o embasamento educacional e cultural, priorizando a superação pessoal e cultural, o bem estar, a qualidade de vida e a aceitação social.

A antroposofia, a pedagogia curativa e a terapia artística são a base do trabalho

A instituição conta com um espaço adaptado às ações que desenvolve, procurando sempre manter um ambiente controlável às necessidades dos educandos.

Os tratamentos e trabalhos desenvolvidos no Instituto Yara Angelini na área da saúde são: fisioterapia, fonoaudiologia, acupuntura e terapia ocupacional.

Na área da educação são oferecidas oficinas pedagógicas, artesanato, terapia artística, dança, teatro e música. Também são ministradas atividades esportivas mediante esporte adequado.

Os Projetos de Terapia do convívio e de residência adaptada, assim como o de Inserção no Mercado de Trabalho mediante Trabalho Assistido estão sendo aperfeiçoados.

O Instituto possui Projetos aprovados  pelo Fumcad (Fundo Municipal da Criança e Adolescente) na Prefeitura Municipal de são Paulo.

No exercício de nossas atividades cumprimos os princípios básicos de legalidade, impessoalidade e eficiência. Seguimos a legislação do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social).

Durante os dezesseis anos de trabalho a Equipe Need manteve a Instituição contando sempre com colaboradores da comunidade, associados que participam ativamente para que continuemos esta Ação Social.

O Departamento de Música Integrativa tem a coordenação do prof. Guto Maia e prof. Pitú Leal, arte-educadores, com supervisão pedagógica da psicóloga Avani Vanzetto.

Em 2015, foi criado o Coral NEED, e para o carnaval 2017, o Bloco “Loucos pelo NEED”

Na continuidade do trabalho musical, serão criadas oficinas de construção artesanal de instrumentos e uma orquestra com os educandos e convidados.

NEED – Núcleo de Estudos Especializados para o Deficiente Físico e Mental

Para convites para apresentações e para conhecer o NEED, entre em contato. 

Endereço: Rua Costa Aguiar, 1302 - Ipiranga, São Paulo 


Telefone: (11) 2914-9854




CORAL DO NEED VISITA O INSTITUTO PASSADORI

Avani Vanzetto, psicóloga, presidente do NEED - Núcleo de Especialização e Estudo para o Deficiente Físico e Mental, no Instituto Passadori. (foto: Marcos Florence)  




ARTE promove SAÚDE



 

Coral do NEED, desde 2015. Regência prof. Guto Maia
Samba-Enredo  Letra/Música: 
https://goo.gl/fnCzEY


OFICINA 


Percussão, Voz e Expressão &
Construção de Instrumentos

 



Conheça o Samba-Enredo da Inclusão 2017:


Bloco "LOUCOS PELO NEED"

PRÓXIMA APRESENTAÇÃO:
Parque Villa-Lobos, domingo, 26/03, 9 horas. 3° CaminhaDown

O nosso BLOCO "LOUCOS PELO NEED", estará lá, desfilando de novo!!! Aqui tem a letra do samba-enredo, fotos e vídeos do nosso carnaval: http://www.doisdobrasil.com/samba-enredo.php

E, o Pedro Rosengarten Baptista estará apresentando um texto sobre a Inclusão na Abertura. E, também a Aline Favaro Tomáz dançará, e os atores das Oficinas dos Menestréis, a Galera do Click, do Bike Down, e tantos outros movimentos que lutam pela inclusão plena também estarão presentes!

Estão todos convidados a prestigiar.
Serão muito bem vindos!!!


#3caminhadown, #blocoloucospeloneed, #doisdobrasil, #gutomaia, #rossanarosengarten, #pituleal, #need, #famíliacrepi, #producoesartisticasgutomaialtdame, #saraupaulistano, #betylima, #vilmaproenca, #galeradoclick, #oficinadosmenestreis, #laramara, #institutopassadori, #acsp, #rumoaonobeldapaz,

 

Vem ai!
Aguardem!!!