*Conteúdo de Mentes Desinibidas - Curso de Extensão em Comunicação Verbal - técnicas para superar a timidez  
Imagens de dois cérebros infantis mostram a diferença que o amor dos pais faz

O cérebro da criança amada (esq.) é maior e mais uniforme que o da criança negligenciada (dir.);
as áreas escuras, mais intensas no cérebro da direita, são como espaços vazios
Imagem: Reprodução/Texas Children's Hospital

do BOL, em São Paulo

04/11/2017 14h55

Quando alguém disser que amor demais "faz mal" à criança, tenha à mão essa imagem impressionante de dois cérebros infantis: o da esquerda é o de uma criança de três anos que foi bastante amada e cuidada pelos pais desde bebê. O da direita é o de uma criança da mesma idade que foi negligenciada.

As tomografias divulgadas pelo Texas Children’s Hospital, nos Estados Unidos, deixam clara a diferença que o amor dos pais ou cuidadores faz no desenvolvimento dos bebês. O cérebro da direita, que é menor e tem estruturas mais obscuras, pertence a um bebê que viveu quase toda a vida com uma família abusiva, que lhe causou sofrimento e traumas emocionais. Já o da esquerda, visivelmente maior, vive com uma família amorosa e feliz.

"Estas imagens mostram o impacto negativo que a negligência e os maus-tratos têm no desenvolvimento do cérebro do bebê e criança. Este cérebro da direita é bem menor do que a média esperada para esta idade e tem ventrículos aumentados e atrofia cortical. Essencialmente, isso significa que o bebê da direita vai sofrer com atrasos no desenvolvimento e problemas de memória", explicou o professor e psiquiatra Bruce Perry, chefe do setor de psiquiatria do Texas Children’s Hospital, em reportagem do portal britânico Daily Mail.

O especialista explicou ainda que bebês e crianças que sofrem negligência emocional nos seus primeiros anos de vida têm dificuldades para formar vínculos saudáveis com outras pessoas, podendo desenvolver, no futuro, problemas em relacionamentos, tornando-se excessivamente dependentes de outras pessoas ou socialmente isolados.
O cuidado, o carinho e as demonstrações de afeto ajudam o bebê e a criança a se desenvolver de forma saudável e, ao contrário do que muitos dizem por aí, amor nunca é demais. Quanto mais segura e amada se sente a criança, mais ela desenvolve os mecanismos que levam à autonomia, independência e segurança emocional.
Já as crianças negligenciadas, de acordo com o psiquiatra Bruce Perry, podem desenvolver estresse muito cedo e ter problemas emocionais e de memória, o que dificulta todo o seu desenvolvimento.

(Com informações do Daily Mail)

 *Conteúdo de Mentes Desinibidas - Curso de Extensão em Comunicação Verbal - técnicas para superar a timidez

Dia do Livro.
SOMOS BONS EDUCADORES?
Que o sucesso dos nossos alunos seja a nossa reserva de reputação cultivada dia após dia. Isso nos ajuda a construir um patrimônio de amor-próprio e confiança que aumenta em dignidade com o tempo. Um professor tem por missão construir seres humanos melhores que ele próprio.

A considerar que a complexidade das coisas nada mais é que um emaranhado de simplicidades, ignorância é não saber ensinar a busca pelo simples. Viver é básico. Aprender é natural. Ninguém tem o direito de atrapalhar um aprendizado demonstrando-se "Senhor da Sabedoria".

Somos muito ignorantes. Isso fica provado todo dia! Somos uma ilha num oceano de desconhecimento. Crescemos aprendendo a navegar. Quando enfrentamos o oceano, não sabemos muito bem como ir adiante diante da imensidão desconhecida que só aumenta. E sempre buscamos voltar para a nossa ilha de segurança
Há momentos em que, simplesmente, o maior ensinamento é: "Hoje, mantenha-se vivo e alegre", mesmo com dor, com ou sem culpa. Você sobreviveu mais um dia.

Cidades Que Me Dizem Respeito - vamos conversar sobre inclusão?
Somos dois caras que ensinam um para o outro ser feliz todo dia, usando as mais Altas Habilidades.
www.doisdobrasil.com

 

*Comunicação Gabinete Marco da Paz
Coordenador Responsável

Prof. Guto Maia 
José Augusto Maia Baptista
Membro do Conselho Consultivo na ACSP
         

AFILIADA ACSP
Whatsapp: +55 11 9 9378-4603
PRODUÇÕES ARTÍSTICAS GUTO MAIA LTDA-ME
CNPJ: 17.305.088/0001-52
Av. Santos Dumont, 293, ap.12 
São Paulo / SP CEP: 01101-000

E-Mail: gutomaia@doisdobrasil.com
www.doisdobrasil.com 
Parceria:
 
Gaetano Brancati Luigi
Assessor Especial da Presidência 
Indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2019

(11) + 55 11 3180-3196
www.acsp.com.br 

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO
Entidade filiada à 

CONVITE 1.jpg      

CIDADES QUE ME DIZEM RESPEITO
www.doisdobrasil.com